Fazer a limpeza completa de coifas e exaustores periodicamente é importante para a segurança da cozinha

Você sabia que a contaminação alimentar é uma das principais causas de internações hospitalares por intoxicações e infecções? Isso de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso é fundamental que as cozinhas, principalmente as industriais, estejam com a descontaminação e a higienização de coifas, exaustores e dutos sempre em dia, uma vez que nesses ambientes são produzidas refeições para muitas pessoas periodicamente.

Higienização de coifas em ambientes industriais

As coifas têm o objetivo de eliminar os contaminantes e os odores do ar ao sugar, filtrar e mandar para fora do ambiente tudo o que esteja infectando a cozinha. O ideal é que a concentração de gordura no sistema de exaustão atinja o limite de 3mm, devendo a limpeza ser realizada quando forem atingidos os 2mm. O tempo de intervalo entre uma limpeza e outra vai depender do equipamento e seu uso, mas geralmente isso ocorre a cada 3.

A gordura que passa por todo o sistema de exaustão satura as áreas que entram em contato com o ar exaurido. Essa saturação de gordura é muito perigosa, por dois motivos principais: risco de incêndio e de contaminação alimentar.

Por isso, limpar todo o sistema, independente da extensão dos dutos, é necessário para a segurança da cozinha, equipe e alimentos. ⠀

Limpar apenas a entrada e saída do sistema não é o suficiente, pois os riscos continuam. A limpeza técnica é feita montando e desmontando o equipamento, tornando-a muito mais eficiente.

Desse modo, a higienização de dutos deve ser feita de maneira frequente e por profissionais que sejam capacitados na área, visto que esse tipo de sistema é complexo e com diferentes particularidades.

Quais os motivos que fazem com que seja necessária a limpeza de coifas?

Fazer a limpeza completa periodicamente dos sistemas de exaustão é importante para manter a manutenção dos equipamentos e principalmente a segurança da cozinha. Veja os principais motivos:

Risco de incêndio

A falta de limpeza da coifa e de todo o sistema de exaustão acarreta em acúmulo de gordura e de gases em seu interior, os quais podem resultar explosões e incêndios. Quanto mais gordura acumulada nas superfícies, maiores são as chances de incêndios e explosões.

Contaminação alimentar

A gordura armazenada nos sistemas de exaustão pode gotejar nos alimentos ou nas superfícies aonde os alimentos são preparados e assim começar a contaminação, o que pode ser muito grave para a saúde dos colaboradores e clientes.

Atração de pragas urbanas

O acúmulo de sujeita no sistema de exaustão pode atrair pragas urbanas e insetos, o que é extremamente prejudicial à saúde.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This