Saiba como evitar contaminações através da higienização da cozinha

Que toda cozinha deve estar sempre limpa e muito bem higienizada, todos sabem, assim como quem trabalha nela. Isso serve não apenas pelo bom funcionamento da mesma, mas também pela saúde dos clientes e seus trabalhadores.

Qualquer tipo de descuido em relação a higienização da cozinha, dos alimentos e manipulação pode acarretar em uma contaminação alimentar, o que representa um grande risco.

A única maneira de evitar essa contaminação é realizar uma correta higienização da cozinha, seus equipamentos e utensílios, utilizando produtos e empresas de limpeza especializada.

A melhor forma de manter o local higienizado corretamente e livre de contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

Os utensílios

Um grande erro que muitas pessoas cometem é o simples fato de, por exemplo, cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar outro alimento. Carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.

Higienização de equipamentos e utensílios

Muitos nem imaginam, mas um dos fatores que podem contaminar os alimentos, é o sistema de exaustão mal limpo. A gordura nos dutos do sistema pode gotejar na comida ou na superfície onde ela é preparada e com isso gerar uma contaminação alimentar. Isso acontece, por conta de muitos microrganismos presentes na gordura.

O grande problema é que esses alimentos podem não apresentar alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto e assim serem servidos e consumidos normalmente.

Também é importante se preocupar com a higienização de superfícies, como o piso, azulejo, bancadas, pois o acúmulo de sujeiras nesses locais pode implicar negativamente na limpeza do estabelecimento.

Produtos profissionais e o Ozônio

Usar produtos específicos e profissionais, como o detergente Aquilimp, por exemplo, é fundamental para a higienização adequada e também manutenção dos equipamentos.

Fazer uma limpeza com Ozônio também é excelente para a cozinha, pois ele pode ser 200 vezes melhor que o cloro. Por ser um gás poderoso, o Ozônio pode alcançar lugares que outros produtos químicos não conseguem.

O Ozônio é reconhecido pelo EPA (US Environmental Protection Agency) e pelo FDA (US Food and Drug Administration) como agente desinfetante para aplicações diretas em alimentos, bem como para a desinfecção de superfícies de processamento de alimentos. Também reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o mais potente desinfetante contra todos os tipos de microrganismos.

Mãos sempre limpas

Funcionários, colaboradores e qualquer pessoa que tenha acesso à cozinha deve estar sempre com as mãos limpas, lembrando que as unhas devem estar sempre curtas, limpas, sem esmaltes e anéis.

Além disso, a área para lavar as mãos não deve ser a mesma para lavagem das panelas, utensílios e louças. Não esqueça de fornecer sabonete líquido antisséptico, sem perfume, para a lavagem das mãos e álcool gel.

Armazenamento correto

O cuidado com os profissionais e os clientes está em cada detalhe da segurança alimentar na cozinha profissional e o armazenamento correto dos alimentos é um deles e faz toda a diferença.

Os alimentos devem estar bem armazenados, assim como os temperos. Siga as orientações das embalagens, principalmente sobre a temperatura.

Os materiais de limpeza também devem estar bem armazenados e distantes de qualquer contato com os alimentos.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura e

Share This