Inspeções técnicas, consultoria e assessoria

A Aquila é a única empresa brasileira associada a IKECA e certificada como:

Especialista em limpeza de sistemas de exaustão em cozinhas

Inspetor em sistemas de exaustão em cozinhas

Além disso temos mais de 20 anos de experiência em limpezas e inspeções de cozinhas profissionais!

Serviços oferecidos:

Consultoria e assessoria para:

R

Orientar os melhores equipamentos para o sistema de exaustão;

R

Implementar programa de inspeções e/ou limpezas;

R

Determinar a periodicidade correta da limpeza do sistema de exaustão;

R

Implementar treinamentos para o pessoal de campo manter/limpar corretamente os equipamentos no dia-a-dia.

A função do sistema de exaustão de uma cozinha profissional é a de retirar os gases gerados na cocção e de manter o conforto térmico da cozinha. Hoje em dia temos diversos equipamentos e sistemas que estão relacionados ao sistema de exaustão de gordura. Assim podemos encontrar desde instalações simples, como apenas uma coifa, com um duto pequeno e um motor de exaustão (em uma cozinha menor e com pouca demanda), até sistemas extremamente complexos, que podem conter:

R

Rede de dutos muito complexas com diversos ramais, centenas de metros passando por diversos pisos e por diferentes áreas;

R

Necessidade de balanceamento, para o correto funcionamento do, sistema de exaustão de gordura, sistema de insuflamento de ar e o sistema do ar-condicionado.

R

Diversas coifas, muitas vezes com coifas lavadoras e/ou coifas ultravioleta;

R

Despoluidores grandes e complexos;

R

Interligação com outros sistemas, como sistema de combate a incêndio das coifas e dutos, alimentação de gás;

Tratar com estes sistemas exige cada vez mais conhecimentos técnicos em várias áreas e a manutenção e limpeza desses sistemas fica cada vez mais técnica.

Pela própria função do sistema de exaustão de exaurir gases da cozinha, esse sistema é projetado para captar toda a gordura suspensa no ar e retirá-lo da cozinha, assim esta gordura se concentra totalmente no sistema, inicialmente na coifa posteriormente em todos os dutos, despoluidores e motor de exaustão.

Essa gordura é extremamente suscetível a incêndio, quem nunca teve uma experiência de um princípio de incêndio ao ter uma panela com óleo pegar fogo? Agora imagine um incêndio que não fica restrito à panela e se alastra por todo o sistema de exaustão e ainda, em um sistema saturado de gordura, que pode facilmente conter centenas de quilos de gordura.

Por isso a limpeza regular de todo o sistema é essencial, de forma a manter a quantidade de gordura em níveis seguros, evitando-se o risco de incêndio. Nossas normas hoje limitam a concentração de gordura no sistema de exaustão em 3mm, devendo-se realizar a limpeza quando forem atingidos os 2mm. Nessa hora que se faz fundamental a Inspeção do Sistema de Exaustão.

Com a inspeção é possível determinar a necessidade ou não da limpeza, assim a inspeção pode ser um aliado muito grande de grandes grupos de cozinha, tais como: shoppings centers, rede de franquias de alimentação, concessionárias de cozinhas industriais, etc. Isso por dois motivos:

Segurança da cozinha e das instalações próximas

Segurança da cozinha e das instalações próximas

Ao monitorar o sistema de exaustão sempre teremos a quantidade de gordura em níveis seguros, pois sempre que for necessária a limpeza será indicada.

Economia com os serviços a serem realizados

Como dissemos, grupos grandes de cozinhas se beneficiam da adoção da inspeção regular, pois como são muitas, obviamente as mesmas apresentarão necessidade de limpeza em tempos diferentes. Assim limpar os sistemas apenas quando necessário gera uma economia enorme, pois a inspeção custa muito menos do que uma limpeza técnica do sistema.

GARANTA A INTEGRIDADE DO SEU EQUIPAMENTO E A SEGURANÇA DA SUA COZINHA

 

Nossa Proposta

Com isso nossa proposta de um programa de inspeções do sistema de exaustão é a de orientar os gestores de cada cozinha a realizarem a limpeza do sistema no tempo certo e certificar que essas limpezas foram realizadas corretamente.

Um serviço correto dura muito tempo, podendo chegar a 1 ano, desta forma a programa de inspeções geram grande economia às cozinhas.
O que vemos muitas vezes é a imposição de limpeza por terceiros, muitas vezes com periodicidades muito curtas, o que geram custos demasiados à cozinha. Essa má prática suscita um ciclo vicioso extremamente perigoso, que é o seguinte:

 

R

Uma inspeção mal feita indica a limpeza em tempo errado (antes do necessário), isso apenas faz com que sejam gerados documentos que apontam a necessidade da limpeza;

R

Com a imposição da limpeza em tempo errado o gestor da cozinha acaba contratando um serviço de baixo custo, que na maioria dos casos é um serviço parcial que não elimina os riscos de incêndio, e também se documenta com documentos que mostram uma limpeza realizada;

R

Isso vai se perpetuando ao longo do tempo e as partes vão se documentando, mas como o serviço não é bem realizado os riscos aumentam cada vez mais e como a inspeção não é bem realizada, não percebe esse aumento de risco exponencial. Assim todas as partes pensam que estão de acordo com as normas e legislações, mas os riscos de incêndio ficam cada vez mais altos.

Estamos prontos para atendê-lo!

Endereço

Rua Guaipá, 1496 – Vila Leopoldina,
São Paulo – SP

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta 9h as 18h

Telefone

(11) 3804-5475

Share This