Limpeza do sistema de exaustão

Serviços realizados na limpeza do sistema de exaustão:

R

Limpeza interna dos dutos de exaustão até o motor de exaustão

R

Limpeza interno o despoluidor (lavador de gases ou filtro eletrostático, quando houver)

R

Limpeza interna do ramal de saída dos gases, dutos após o motor/lavador de fumaça até o descarte atmosférico

R

Limpeza interna e externa das coifas

R

Limpeza técnica das coifas lavadoras (quando houver)

R

Limpeza interna dos ramais de conexão das coifas aos dutos de exaustão

A função do sistema de exaustão em cozinhas profissionais ou comerciais é a de extrair os gases e vapores que são gerados na cocção dos alimentos.

Ao fazer a exaustão desses gases e vapores, a principal partícula que é retirada do ambiente da cozinha é a gordura. Esta gordura passa por todo o sistema e vai saturando as áreas em que entram em contato com o ar exaurido. Essa saturação de gordura é muito perigosa, por dois motivos principalmente:

Grande risco de incêndio

A gordura é muito suscetível à incêndios, quem nunca viu uma panela com óleo fervente pegar fogo? O acúmulo de gordura no sistema de exaustão não pode exceder 3 mm, devendo ser limpo com 2 mm, para manter uma margem de segurança, mas infelizmente o que mais encontramos são sistemas de exaustão com vários centímetros de espessura, o que pode facilmente levar a um sistema grande acumular centenas de quilos de material extremamente combustível, a própria gordura;

Grande risco de contaminação alimentar

Como citado a cima, os acúmulos de gordura podem ser muito grandes nos sistemas de exaustão, assim essa gordura volta à coifa e pode “pingar” nos alimentos que estão sendo manipulados, levando a uma contaminação alimentar. Especialmente em cozinhas industriais isso pode ser muito perigoso, pois as quantidades de alimentos manipulados de cada vez, tendem a ser maiores e esta contaminação pode “pegar” várias pessoas de uma vez só, com o agravante de todos trabalharem em um mesmo local.

O sistema de exaustão é composto, minimamente, de coifa (que é o equipamento que serve para fazer a captação dos gases e vapores, podendo ser desde apenas uma “peça piramidal” de metal, até um equipamento complexo, com se sistemas de lavagem, ultra violeta, compensação de ar totalmente automatizada), dutos de exaustão (que podem ser bem curtos, ou em casos de hotéis, hospitais, shopping centers, etc. podem percorrer centenas de metros) e o motor de exaustão. Outro elemento que pode compor o sistema de exaustão é o despoluidor (equipamento destinado a diminuir as partículas que poluem o ar geradas pela cocção dos alimentos, antes que este seja devolvido à atmosfera).

Há vários tipos de despoluidores, os principais são “lavador de fumaça” (equipamento que tem por princípio fazer com que o ar do sistema de exaustão passe por um cubículo com sprays de água assim precipitando as partículas poluidoras e o “filtro eletrostático” (este filtro se polariza com eletricidade com carga oposta à da gordura e atrai toda a gordura para suas placas).

Nossa limpeza do sistema de exaustão, limpa o sistema como um todo, independente da extensão vertical e horizontal dos dutos.

Infelizmente muitas empresas no mercado não realizam a limpeza completa do sistema, fazendo a limpeza apenas das coifas e quando muito da saída do sistema, ou seja, limpam a entrada e saída do sistema, que é onde o olho vê.

Nesse caso, fazer o serviço parcial é a mesma coisa que não fazer nada, os riscos permanecem os mesmos!

A Aquila, além do compromisso ético com seus clientes e mais de vinte anos de história, garante seus serviços através de um relatório fotográfico detalhado do sistema, com fotos de diversos trechos internos do sistema antes e depois dos serviços.

Serviços

Oferecemos a contratação de serviços avulsos ou por contrato, onde garantiremos ao longo do ano que seus dutos não entrem em risco de incêndio ou tenham refluxo de gordura nas coifas, desta forma mantendo o sistema dentro das normas e garantindo a segurança de seus funcionários, suas instalações e seus clientes.

GARANTA A INTEGRIDADE DO SEU EQUIPAMENTO E A SEGURANÇA DA SUA COZINHA

 

Quando limpar?

Os dutos devem ser limpos quando atingem 2 mm de gordura, dependendo do tipo de cocção dos equipamentos utilizados na cozinha e da quantidade e de outros tantos fatores a periodicidade correta a ser utilizada em cada caso deve ser determinada por quem entende do assunto, assim a limpeza é feita no tempo correto, equilibrando a relação do custo (de forma a não realizar limpezas quando não são necessárias) e do risco (não deixar que o acúmulo de gordura nos dutos exceda os 2 mm, assim entrando em risco de incêndio.

Assim a limpeza do sistema de exaustão pode ter recomendação mensal, trimestral, semestral e até anual. Tipicamente ficando entre trimestral e semestral.

 

Quando somos solicitados para fazer um orçamento, enviamos um relatório fotográfico básico, comprovando ou não a necessidade da limpeza e propondo já uma periodicidade para manter a segurança.

Somos a única empresa brasileira associada à IKECA e temos a mais alta certificação da associação, a de “inspetor do sistema de exaustão”, que é quem tem as condições próprias de determinar a periodicidade correta de limpeza.

Estamos prontos para atendê-lo!

Endereço

Rua Guaipá, 1496 – Vila Leopoldina,
São Paulo – SP

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta 9h as 18h

Telefone

(11) 3804-5475

Share This