A limpeza técnica das coifas lavadoras e UV é parte do cuidado com o sistema de exaustão e com os colaboradores que trabalham diariamente na cozinha

A limpeza técnica das coifas lavadoras e UV é fundamental, não só para a manutenção dos equipamentos, mas principalmente para a segurança da cozinha e de quem trabalha nela. Naturalmente esses sistemas concentram muita gordura, essa gordura pode contaminar os alimentos e também provocar incêndios.

Assim como a limpeza do dia a dia, a limpeza técnica é parte do cuidado que se deve ter com as coifas e com os colaboradores que trabalham diariamente na cozinha, já que essa limpeza previne grandes acidentes e riscos na cozinha.

A gordura

A gordura que passa por todo o sistema de exaustão satura as áreas que entram em contato com o ar exaurido. Essa saturação de gordura é muito perigosa, por dois motivos principais: risco de incêndio e de contaminação alimentar. ⠀

As coifas, por serem a primeira barreira física do sistema de exaustão, são o primeiro ponto de concentração de gordura. No caso de coifas lavadoras e UV, que são equipamentos ainda mais eficientes na retenção dessa gordura, o acúmulo é ainda maior. Se por um lado isso evita que esta gordura seja distribuída nos dutos e demais partes do sistema de exaustão, por outro lado a limpeza técnica desses caros e importantes equipamentos seja feita com mais frequência.

Além da questão da limpeza, um serviço técnico/profissional, estende a vida útil dos equipamentos e garantem seu correto funcionamento, desta forma minimizando a entrada de gordura no sistema de exaustão, que pode ser enorme e portanto, tendo um custo de limpeza muito mais caro.

É importante que esse processo seja feito com a periodicidade correta, assim os riscos de grandes problemas como incêndios e contaminação diminuem consideravelmente. Com a limpeza técnica sendo feita no período correto, o sistema fica protegido de danos, pois a manutenção estará em dia e a cozinha e seus colaboradores protegidos de acidentes, que podem colocar vidas em risco.

Quando fazer a limpeza técnica?

O ideal é que a concentração de gordura no sistema de exaustão não atinja o limite de 3mm, devendo a limpeza ser realizada quando forem atingidos os 2mm. Além de outros pontos de manutenção a serem considerados, como saturação do sistema hidráulico, eficiência das lâmpadas UV e etc. Por isso é fundamental a limpeza técnica. A periodicidade vai depender de cada equipamento e seu uso, mas geralmente ela ocorre a cada 3 meses.

A importância da inspeção

Somente com a inspeção é possível determinar a necessidade real ou não da limpeza. A inspeção pode ser uma aliada muito grande, principalmente para grandes grupos de cozinha, tais como: shoppings centers, rede de franquias de alimentação, concessionárias de cozinhas industriais e etc.

Contaminações

A higiene e a limpeza na cozinha são fatores primordiais para evitar que uma contaminação ocorra. Não basta apenas as pessoas que trabalham na cozinha estarem devidamente higienizadas, é preciso que todo o ambiente e equipamentos também estejam, por isso é tão importante que os sistemas de exaustão estejam limpos no tempo certo. Existem quatro tipos de contaminações que podem atingir uma cozinha: contaminação biológica, química, mecânica e cruzada. Clique aqui para saber sobre cada uma das contaminações.

Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em

Share This