Limpeza técnica de coifas lavadoras

As coifas são o primeiro elemento do sistema de exaustão de uma cozinha. Portanto ponto fundamental para o sistema de exaustão e o que pouca gente não percebe é o quanto ele é fundamental, sem ele operando corretamente, não há como a cozinha produzir.

Portanto as coifas são de fundamental importância em uma cozinha profissional, seja industrial ou comercial.

As coifas devem ser limpas toda vez que estiverem sujas e no mínimo uma vez por semana, no entanto pode ser que seja necessário que se limpe a coifa muito mais frequentemente, em alguns lugares limpa-se duas vezes ao dia.

Hoje em dia há três tipos de coifas, predominantes:

Coifas convencionais

São simples e não tem equipamentos automatizados;

Coifas lavadoras

Agregam o sistema de lavagem de fumaça na própria coifa, essas coifas tem bomba hidráulica, bicos especiais, sistema hidráulico, painel de automação, boias, etc;

Coifas UV (ultra-violeta)

Para fazer a quebra de gordura que entra no sistema utiliza-se luz ultra-violeta. Essas coifas também têm muitos equipamentos, painel de automação, as próprias lâmpadas que são fáceis de quebrar e “bem carinhas”, sensores na coifa, etc.

How

Limpeza técnica de coifas

limpeza TÉCNICA das coifas é realizada apenas nas coifas LAVADORAS e UV. As coifas convencionais não necessitam de limpeza técnica, a limpeza do dia-a-dia, bem feita, basta para mantê-las.

Portanto ao contratar uma empresa para limpar o sistema de exaustão verifique se estão limpando o sistema completo, se realizarem ou indicarem apenas a limpeza das coifas convencionais, você estará pagando por uma coisa que pode e deveria estar fazendo.

Coifas LAVADORAS e UV, são equipamentos muito mais caros do que as coifas convencionais e exigem mão-de-obra especializada.

Diversas vezes encontramos coifas que foram sucateadas por terem sido submetidas a limpezas e manutenções por prestadores que muitas vezes não tem a menor ideia do que estão fazendo.

Esses equipamentos tem uma função muito importante que é de reter com muito mais eficiência a gordura que entraria no sistema de exaustão, assim ,se negligenciados os riscos de incêndio inerentes a um sistema de exaustão saturado de gordura, rapidamente entram em níveis críticos, ou seja, além de perder um equipamento caro, aumenta-se o risco na cozinha e os custos para a limpeza do sistema de exaustão como um todo e também sobem expressivamente.

Em nossos serviços de limpeza técnica nós desmontamos as coifas (ou abrimos os acessos específicos) para se ter acesso às partes internas das mesmas, assim limpando toda a parte interna.

Em coifas lavadoras: partes internas das coifas, sistema hidráulico, baffles, bicos, bomba d’água e etc.

Em coifas UV: partes internas das coifas, cubículo das lâmpadas, as próprias lâmpadas e etc.

Quando trata-se de uma limpeza técnica, saber fazer é quase tão importante como limpar bem. Pessoas bem intencionadas podem até limpar bem, mas por não conhecerem os equipamentos, podem danificá-los, causando prejuízos enormes.

GARANTA A INTEGRIDADE DE SEU EQUIPAMENTO E A SEGURANÇA DE SUA COZINHA

 

Quando fazer a limpeza técnica das coifas?

A limpeza do dia-a-dia deve ser feita pelo próprio pessoal da cozinha e não deve ultrapassar a periodicidade semanal, podendo chegar à necessidade de limpeza duas vezes ao dia. Obviamente a limpeza técnica é bem mais espaçada, normalmente nossa indicação é que seja feita a cada 03 meses. Raros são os casos que nossa recomendação é mensal.

Importante lembrar que se estão fazendo a limpeza com uma empresa terceirizada mensalmente, provavelmente o pessoal da cozinha não está fazendo a limpeza do dia-a-dia, afinal “tem um pessoal que vem aí e limpa a coifa, não precisamos fazer!”, além de ir contra as normas e disposições da ANVISA e ABNT, aumenta os riscos de incêndio e contaminação alimentar.

Cuidado, contrate uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado, voltada exclusivamente para cozinhas profissionais, pautada em serviço sério e ético, parceria com seus clientes e colaboradores e compromisso de RISCO ZERO DE INCÊNDIO em seus clientes.

Estamos prontos para atendê-lo!

Endereço

Rua Guaipá, 1496 – Vila Leopoldina,
São Paulo – SP

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta 9h as 18h

Telefone

(11) 3804-5475

Share This