Não basta apenas as pessoas que trabalham na cozinha estarem devidamente higienizadas, é preciso que todo o ambiente e equipamentos também estejam limpos para que nã haja contaminação na cozinha

A higiene e a limpeza na cozinha são fundamentais para evitar que uma contaminação ocorra. Não basta apenas as pessoas que trabalham na cozinha estarem devidamente higienizadas, é preciso que todo o ambiente e equipamentos também estejam. Veja abaixo os quatro tipos de contaminação que podem colocar a saúde da equipe e consumidores em risco:

Contaminação biológica

Esse tipo de contaminação ocorre quando micro-organismos causadores de doenças entram em contato com o alimento. A fonte mais comum são animais (normalmente roedores), insetos ou até os próprios seres humanos.

Contaminação química

Tudo  na cozinha é formado por substâncias químicas, naturais ou artificiais. Desde produtos industrializados até à composição do próprio alimento. Alguns micro-organismos produzem toxinas, que podem contaminar o ambiente e os alimentos. As instalações físicas e o armazenamento dos alimentos são os locais mais prováveis de causar uma contaminação desse tipo, se não forem cuidadas e higienizadas corretamente.

Contaminação mecânica

Quando algum objeto físico entra em contato com o alimento, como o brinco ou a aliança de algum funcionário, pode ocorrer a contaminação mecânica. Por isso cuidados em relação aos acessórios são fundamentais.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um tipo de contaminação biológica e ocorre quando micro-organismos ou substâncias de um alimento passam para outro, e isso pode acontecer de várias formas. Por isso a importância dos cortes dos alimentos serem realizados em tábuas separadas, por exemplo. O mesmo vale para os utensílios. Assim, evita-se a contaminação de algum micro-organismo da carne de frango passar para a carne bovina, por exemplo, ou de algo em um alimento cru passar para outro cozido.

A importância do treinamento

Ter uma equipe que saiba fazer a limpeza certa no ambiente e nos equipamentos é essencial para o bom funcionamento e segurança da cozinha.

Os equipamentos

É muito importante a limpeza correta dos equipamentos para evitar contaminação. Pela própria função dos sistemas de exaustão de exaurir gases da cozinha, ele capta toda a gordura suspensa no ar e retira da cozinha, assim esta gordura se concentra totalmente no sistema: primeiro na coifa e depois nos dutos, despoluidores e no motor de exaustão. Sendo assim a limpeza do dia-a-dia e a limpeza técnica são essenciais para a prevenção de contaminação na cozinha.

Inspeção do Sistema de Exaustão

Nossas normas hoje limitam a concentração de gordura no sistema de exaustão em 3mm, devendo realizar a limpeza quando forem atingidos os 2mm. Nessa hora é fundamental a Inspeção do Sistema de Exaustão, que é capaz de determinar a necessidade ou não da limpeza. A inspeção pode ser uma aliada muito grande, principalmente para grandes grupos de cozinha, tais como: shoppings centers, rede de franquias de alimentação, concessionárias de cozinhas industriais, etc.

A Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado.

Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This