É fundamental treinar sua equipe para que ela saiba fazer a limpeza do dia a dia, identificar o momento certo para uma limpeza técnica, além de manter a cozinha longe de contaminações

Os sistemas de exaustão exigem cada vez mais conhecimentos técnicos em várias áreas e a manutenção e limpeza desses sistemas também ficam cada vez mais técnicas, mas nem por isso podemos esquecer a limpeza do dia-dia, que deve ser feita pela própria equipe, como parte da rotina de trabalho dos funcionários e colaboradores.

Pela própria função dos sistemas de exaurir gases da cozinha, ele capta toda a gordura suspensa no ar e retira da cozinha, assim esta gordura se concentra totalmente no sistema: primeiro na coifa e depois nos dutos, despoluidores e no motor de exaustão.

Essa gordura é extremamente suscetível a incêndio, por isso a limpeza regular de todo o sistema de exaustão é essencial, pois mantem a quantidade de gordura em níveis seguros, evitando assim o risco de incêndio.

A importância do treinamento

Ter uma equipe que saiba fazer a limpeza básica e reconhecer o momento de uma limpeza técnica é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos e segurança da cozinha. A limpeza do dia a dia é essencial e a equipe precisa saber realiza-la da maneira correta e no tempo certo. Mas além, do treinamento da limpeza, a equipe precisa adotar alguns hábitos fundamentais, como:

Mãos sempre limpas

Funcionários, colaboradores e qualquer pessoa que tenha acesso à cozinha deve estar sempre com as mãos limpas, lembrando que as unhas devem estar sempre curtas, limpas, sem esmaltes e anéis.

Além disso, a área para lavar as mãos não deve ser a mesma para lavagem das panelas, utensílios e louças. Não esqueça de fornecer sabonete líquido antisséptico, sem perfume, para a lavagem das mãos e álcool gel.

Armazenamento correto

O cuidado com os profissionais e os clientes está em cada detalhe da segurança alimentar na cozinha profissional e o armazenamento correto dos alimentos é um deles e faz toda a diferença.

Os alimentos devem estar bem armazenados, assim como os temperos. Siga as orientações das embalagens, principalmente sobre a temperatura.

Os materiais de limpeza também devem estar bem armazenados e distantes de qualquer contato com os alimentos.

Os utensílios

Um grande erro que muitas pessoas cometem é o simples fato de, por exemplo, cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar outro alimento. Carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos.

Higienização de equipamentos e utensílios

Muitos nem imaginam, mas um dos fatores que podem contaminar os alimentos, é o sistema de exaustão mal limpo. A gordura nos dutos do sistema pode gotejar na comida ou na superfície onde ela é preparada e com isso gerar uma contaminação alimentar. Isso acontece, por conta de muitos microrganismos presentes na gordura.

Tipos de contaminação que podem ocorrer, se a equipe não estiver bem treinada

Contaminação biológica

Esse tipo de contaminação ocorre quando micro-organismos causadores de doenças entram em contato com o alimento. A fonte mais comum são animais (normalmente roedores), insetos ou até os próprios seres humanos.

Contaminação química

Tudo na cozinha é formado por substâncias químicas, naturais ou artificiais. As instalações físicas e o armazenamento dos alimentos são os locais mais prováveis de causar uma contaminação desse tipo, se não forem cuidadas e higienizadas corretamente.

Contaminação mecânica

Quando algum objeto físico entra em contato com o alimento, como o brinco ou a aliança de algum funcionário, pode ocorrer a contaminação mecânica.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada é um tipo de contaminação biológica e ocorre quando micro-organismos ou substâncias de um alimento passam para outro, e isso pode acontecer de várias formas.

Inspeção do Sistema de Exaustão

Nossas normas hoje limitam a concentração de gordura no sistema de exaustão em 3mm, devendo realizar a limpeza quando forem atingidos os 2mm. Nessa hora é fundamental a Inspeção do Sistema de Exaustão, que é capaz de determinar a necessidade ou não da limpeza. A inspeção pode ser uma aliada muito grande, principalmente para grandes grupos de cozinha, tais como: shoppings centers, rede de franquias de alimentação, concessionárias de cozinhas industriais, etc.

Nós da Aquila Serviços oferecemos a inspeção e assessoria, o que inclui a implementação de treinamentos para a equipe.

Os benefícios da assessoria

  • Orientar os melhores equipamentos para o sistema de exaustão;
  • Implementar programa de inspeções e/ou limpezas;
  • Determinar a periodicidade correta da limpeza do sistema de exaustão;
  • Implementar treinamentos para o pessoal de campo manter/limpar corretamente os equipamentos no dia-a-dia.

A Aquila Serviços

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Aquila Serviços oferece serviços com qualidade única e exclusiva no Brasil.

Nossa equipe especializada garante o melhor desempenho nos processos de limpeza técnica e profissional de todo o seu sistema de exaustão de gases e gordura através de tecnologia e treinamento especializado. Somos a única empresa Brasileira certificada pela IKECA (Internacional Kitchen Exhaust Cleanning Association), associação americana voltada exclusivamente para o setor de limpezas em sistemas de exaustão de gordura em cozinhas.

Share This